sexta-feira, 27 de abril de 2012

Os Vingadores versão anos 80


Agora ninguém pode me acusar de saudosismo ou de achar que os filmes antigos eram melhores que os atuais. Se tem uma coisa no cinema que melhorou com o tempo foram os filmes de super heróis, principalmente os da Marvel Comics. Enquanto o Super-Homem no final dos anos 80 já tinha dois ótimos filmes e outros dois bem feitinhos, o Capitão América tinha duas tralhas no currículo e mais outra em andamento e o Hulk tinha um seriado tosquinho e ganhou mais dois filmes igualmente fuleiros e depois morreria de forma bem zuada em um terceiro. E se hoje todo mundo celebra um filme que juntou os maiores heróis da editora, nos anos 80 esse encontro era diversão garantida, mas não pelo motivo que os produtores imaginavam

A partir de 1988, 6 anos depois do fim de sua série de TV, o Incrível Hulk protagonizaria uma trilogia de filmes televisivos formando dupla com outros heróis Marvel. Em "A Volta do Incrível Hulk" ele junta forças com seu colega e rival nos Vingadores: O Poderoso Thor. Em "O Julgamento do Incrível Hulk" ele atua ao lado de um cara que não é dos Vingadores, mas também é um herói querido pelos marvetes e já ganhou filme solo: Demolidor. Em "A Morte do Incrível Hulk" (diga-se de passagem, uma das mortes mais zuadas que um herói poderia ter) era prevista uma participação especial do Homem de Ferro, mas ela acabou não ocorrendo não se sabe direito o porquê (acho que ninguém quis pagar o mesmo mico que pagaram os atores que fizeram Thor e Demolidor...)

Vamos fazer um esquenta para esse novo filme dos Vingadores dando uma olhada nas tentativas que nego fez para juntar heróis da Marvel e dar graças a Deus que desde X-MenHomem Aranha, os super-heróis tem sido melhor representados (Não estou falando de vocês, Demolidor, Elektra e Justiceiro)

A Volta do Incrível Hulk ou Um Sem Juízo, Outro Sem Shampoo (1988)


Quem viu essas merdas no "Cinema em Casa" do SBT  deve lembrar que eram dois atores que faziam o Hulk. O finado Bill Bixby fazia o papel do Dr. David Banner. O nome original do personagem era "Bruce", mas os produtores mudaram porque achavam o nome muito gay (o que é mentira, veja o caso do Bruce Wayne/Batman, que é um homem bastante viril e máscul...OH WAIT!)


Posteriormente, "Bruce" virou segundo nome do cara. Como ele teve que forjar a própria morte na série de TV, nos filme ele usa o pseudônimo de DAVID BANNION (NINGUÉM VAI DESCONFIAR, NÉ?)
 

Lou Ferrigno se pintava de verde e usava uma peruca ridícula para fazer o papel do monstrengo. Sorte a do Arnold Schwarznehbdehfiger, que foi dispensado do papel por ser mais alto e dar mais trabalho para ser pintado (epa!)


Em "A Volta...", Thor e Donald Blake não são apenas dois atores diferentes, mas também SÃO DOIS PERSONAGENS diferentes. Em uma viagem ao norte da Europa, Don Blake encontra um sarcófago com inscrições vikings. Dentro um esqueleto de armadura e um martelo de isopor a sagrada marreta de Thor. Assim que o narigudo pega na marreta (eita!), cai um raio dentro da caverna (!) e o esqueleto de armadura vira uma bixona oxigenada, O Poderoso Thor. Toda vez que quer invocá-lo, Donald Blake empunha o martelo e grita "Odiiiiiiiiin", ou seja, o Deus do Trovão virou gênio da lâmpada.

ODIIIIIIIIIIIIN!!!

EEEEEEEEPAAAAA!!! BICHA NÃO!
Outra decepção do filme é o fato de que a luta entre Hulk e Thor, que nos quadrinhos é mais corriqueira que escovar os dentes, no filme se resume a uma "lutinha" de nem 5 minutos e que nem destrói direito o laboratório em que Banner e Blake trabalham. O quê que custava botar os dois para brigar mais tempo? Acho que os produtores tinham medo que o cenário fosse tão destruído que não pudesse ser reaproveitado em um novo filme...


Mas a maior decepção de todas é o fato de que não há vilões a altura em nenhum dos filmes do Hulk. Para você enfrentar um super-herói, supõe se que você tem: 1 - superpoderes; 2 - dinheiro o suficiente para conseguir uma puta armadura ou uma arma que faça frente aos poderes do herói (não deixa de ser um superpoder); 3 - uma fraqueza do herói (pode ser um refém). Os vilões dessas bostas só tem o terceiro item (sempre sequestram a mocinha) e mesmo assim isso não os impede de tomar uma boa surra no final. 

No caso deste filme, o vilão é Jack LeBeau, interpretado pelo Tim Thomerson, que estrelou o impagável "Dollman, 33cm. E atira". O cara é locão estilo Rutger Hauer (vilão de "Blade Runner") ou Gary Busey (vilão de "Força em Alerta") mas é muito pouco para um cara que quer peitar Hulk e Thor.

Quem falou que o Alemão da Praça é Nossa seria páreo para Os Vingadores?  "FALA BAIXO nessetelefone!  CERRRRRTO?"
Um dos capangas dele é feito pelo Charles Napier, que sacaneava o Stallone em "Rambo II - A Missão"

Porra...que mico...







O filme só tem duas sequências com os heróis juntos. Uma na casa de praia em que mora a namorada de Banner, quando ela é sequestrada e outra no resgate dela em um galpão abandonado. Nas duas o Thor parece mais um metaleiro empolgado em um show do Iron Maiden, o Hulk só faz careta e aquela pose dele de sempre e o Blake é o tímido que quer entrar na brincadeira e dá uns soquinhos e até uns tirinhos. 

Nem vou comentar essa roupa do Thor...
O mais ridículo é quando Hulk e Thor tentam impedir a fuga dos vilões no helicóptero. Em um filme atual os dois conseguiriam segurar fácil o bicho no chão, mas nesse filme o helicóptero os suspende, eles caem na areia E NEM DEIXAM UMA CRATERA NO LUGAR QUANDO CAEM COMO ACONTECE NAS HQS. Porra, uma cena dessas eu o Kbça pintado de verde faríamos brincando. Só não sei onde a gente encontraria o helicóptero...






 


Volta aqui, cambada!
Para não dizer que eu só esculacho o filme, devo dizer que eu sempre achei o Bill Bixby o melhor dos "Banners", justamente pelo seu jeitão de "tiozinho galã ". Você não imagina que um sujeito daqueles vire um monstrão enorme e verde. Não acho o Eric Bana e o Edward Norton "inofensivos" o suficiente.

O Perigote das Mulheres
Quanto a Eric Allan Kramer, o Thor, é canastra de amarrar em pé de mesa, mas para mim é mais carismático do que o Chris Hemsworth (não que isso seja muito difícil). Espero que nesse filme  dos Vingadores ele esteja mais desenvolto, mas o caso é que eu não curti muito o Thor de 2011. Parece mais um filhinho de papai mimado do que um Deus do Trovão. Já o Thor dos anos 80, parece mais um metaleiro farofa que acabou de vir do interior para a cidade grande. Só quer saber de ENCHER O RABO de cerveja e de uma boa briga. Tem até uma sequência no bar, que eu acho bem mais divertida do que a sequência de bar do filme de 2011.






 




 Esse Thor é tão farofa que até a viadagem é a mesma dos metaleiros dos anos 80:

Ahaza, Bi!

Olha a faaaca!

Olha como eu sou machinho!

Papaaaaí!!! Já virei homem!

Minha Nossa Senhora!

Thor virou um michê que atende em casa. Cadê o colunista do "mamãe, sou gay" para comentar isso?

Essa droga é o pior filme que já fizeram com mais de um herói Marvel em cena. Seria triste se o mundo acabasse e o único registro de um filme dos Vingadores fosse essa tralha aqui. No ano seguinte, Bill Bixby assumiria a cadeira de diretor e faria um filme até bem feito, mas ainda assim tosco. É a obra que veremos a seguir.

Cotação:


(_)_) (_(_) (_)_) (_(_)


O Julgamento do Incrível Hulk ou Cegos, Surdos e Verdes (1989)

ROUBARAM O PARMERAAAAAA!!!
É um filme melhor que o anterior (e acredite, poderia ser pior), mas ainda é um filme tosco, que não tem muito a ver com os quadrinhos e que também é um dos maiores casos de "propaganda enganosa", pois não entrega ao público o que o título promete.


Torrent Movies
A desculpa para incluir o Demolidor na trama é a seguinte: No Metrô, Banner tenta ajudar uma mulher que corre o risco de ser estuprada por dois caras que acabaram de assaltar um banco. Como era de se esperar ele fica nervoso, vira o Hulk, depreda o trem e promove uma cena de "boliche humano" com um dos ladrões, que vale a pena espiar:









Banner é preso (e os policiais Joaquim e Manel nem se ligam que ele e o monstro verde são a mesma pessoa) e quem tenta tirá-lo da cadeia é o advogado Matt Murdock (identidade secreta do Demolidor, interpretado por Rex Smith, que apesar de tosco, É BEM MELHOR QUE O BEN AFFLECK) que quer agarrar os dois criminosos para poder chegar ao chefe deles: Wilson Fisk, o Rei do Crime (John Rhys Davies, o Gimli da Trilogia "O Senhor dos Anéis", MELHOR QUE MICHAEL CLARKE DUNCAN), esse sim, um vilão clássico e a altura dos heróis, embora o combate final do filme seja um dos mais broxantes de todos os filmes de heróis e de demorar MUITO para acontecer







A mando de Wilson (que não sei como tem câmera espalhada por tudo que é lugar daquela cidade), os bandidos ameaçam a mulher e a obrigam a contar para a polícia que na verdade eles a salvaram e quem a atacou foi Banner (que aqui neste filme adota o nome falso de David BELSON. NINGUÉM DESCONFIA, NÉ?), pois não quer que os caras sejam presos e o incriminem. Ora, mas o cara não é o Rei do Crime? Não compra todo mundo? Que preocupação é essa com o destino de dois ladrõezinhos?







O figurão tem até gente infiltrada no hospital para garantir que a mulher vai dar a versão deles para a polícia. Quando Fisk resolve mandar a enfermeira do lugar dar um fim na vítima, ela é salva pelo Demolidor, que nesse filme usa um uniforme todo negro, sem chifres e sem os DD de DareDevil NO QUE ELE ESTA MUITO CERTO, pois:

1 - O cara atua na maior parte das vezes à noite, portanto fica mais fácil de se camuflar de preto e não de vermelho;


2 - O cara é deficiente visual, portanto, para ele, tanto faz a cor da roupa.


3 - Você vai levar a sério um herói que tem chifrinho no uniforme?





Herói durante a noite, advogado durante o dia (que contradição, hein!) Murdock tenta de todo o jeito levar David a julgamento e demonstrar sua inocência, o que ele recusa sabiamente, pois sabe que lá no júri vai se irritar e aí...




  Aí que vem a grande enganação do filme, pois o tal "julgamento" do título SÓ ACONTECE EM SONHO! Mas não deixa de ser um puta julgamento:


Quem prestar bastante atenção vai perceber que um dos jurados é nada mais nada menos que o Stan Lee, criador ao lado de Jack Kirby da maioria dos heróis da Marvel Comics, em sua primeiríssima aparição nos filmes dos seus heróis:

"CADÊ MINHA PINGA?"
O sonho mexe tanto com a cabeça de David que ele vira Hulk, arrebenta as grades e muros da prisão e sai pra dar um rolê. O Demolidor descobre que os dois são a mesma pessoa (Dããããããã!!!) e ambos vão resgatar a vítima do Metrô, que foi sequestrada em pleno hospital (e vocês reclamando do SUS). Um detalhe interessante é que Wilson deixa a mina amarrada em um galpão com todo um aparato técnico para filmar o Demolidor sendo morto ao tentar resgatar a mocinha (21 anos antes de filmarem algo parecido em "Kick Ass", só que na época não dava para fazer transmissão em streaming)












Graças à ajuda do Hulk, o Demolidor não é morto, mas isso não é filmado pelas câmeras, portanto o Rei acha que o cara se ferrou e vai exibir o vídeo de sua "morte" para seus colegas chefões do crime. Bem na hora aparecem os dois heróis e você acha que haverá um baita confronto com o Fisk, mas aí (SPOILER) ele foge com seu comparsa em sua "navinha" particular (FIM DO SPOILER)

Para não dizer que o filme é de todo tosco tem algumas coisas que são interessantes como as pichações com o nome do Demolidor em vários momentos do filme antes do herói aparecer de fato:




Outra coisa interessante são alguns momentos de tensão durante o filme, principalmente quando o cara que dorme na cama de baixo da beliche do Banner na cadeia tenta furá-lo (no bom sentido) durante o sono, a melhor cena:







Se não fosse o câncer de próstata, Bill Bixby estaria aí fazendo participações nos filmes do Hulk e dos Vingadores (apesar de que ele aparece em desenho animado em "Os Padrinhos Mágicos").

Mas ainda tem o Lou Ferrigno fazendo a voz do Gigante Esmeralda nos filmes recentes. Vamos lá ver o filme novo pra conferir se o Thor tá mais para Deus ou para Deusa!

Cotação:


(_)_)  (_(_) (_)_) (_(_) (_)_) (_(_)

Fontes: 

http://en.wikipedia.org/wiki/Main_Page
http://www.imdb.com/
http://www.youtube.com/


AVANTE, VINGADORES E AHAZA, BI!





2 comentários:

Bruno disse...

Mas vc viu o ultimo filme do Justiceiro, aquele com o Ray Stevenson? É muito bom, mano!

Anônimo disse...

o cara que faz o papel do THOR,quer dizer, o segundo que acompanha o thor, é a CARA DO LUCIANO HULK, versão anos 80 !

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management