sexta-feira, 4 de maio de 2012

(2012) The Avengers: Aragonés Vinga Os Vingadores


Uma vez o mundialmente desconhecido cartunista mexicano e colaborador da Revista MAD, Sérgio Aragonés, fez uma série de revistas em quadrinhos, em parceria com Mark Evanier, satirizando os principais heróis das HQs e do cinema. Uma delas era "Aragonés Massacra a Marvel" em que eles faziam graça com os queridões da editora e com os clichês das suas revistas. Pois não é que juntaram alguns clichês e fizeram um filme em live-action com os "artistas garotões do momento"? E acredite, essa não é uma crítica destrutiva, muito pelo contrário. Fizeram exatamente a coisa certa.

Para não dizer que eu citei a revistinha do Aragonés a toa, aí vai um trecho dela: Quando os heróis estão preparados para dar uma surra no vilão, ele diz que eles devem lutar entre si primeiro (Regra 178 da Marvel "Quando dois ou mais heróis estão juntos, devem brigar sem motivo aparente.") e eles lutam.

Para não dizerem que eu tô mentindo
Ora, é exatamente isso que acontece durante boa parte do filme (não tão sem motivo assim...). E como eu mesmo escrevi semana passada, o público tava sentindo falta de uma boa briga entre o Hulk e o Thor.

É mais ou menos assim que acontece no filme
Aliás, para mim o Hulk é a melhor surpresa desse filme. Achei que com tantos caras diferentes no papel de Banner e o fato do filme dele ser menos recente que o dos outros Vingadores, o monstrão ficasse para escanteio nesse trabalho MAS GRAÇAS A DEUS ISSO NÃO ACONTECEU!  Só não dá para dizer que o verdão roubou a cena porque, por incrível que pareça, TODO MUNDO TEM SEU DESTAQUE NESSE FILME, até quem não tem super poderes. Mérito para os roteiristas Zak Penn e Joss Whedon, especial este último que dirigiu muito bem essa bagaça, que conseguiram amarrar o texto direitinho para que ninguém aparecesse mais que o coleguinha e que os momentos de pancadaria e de "dizer as falas" ficassem bem equilibrados.

Hulk, o zagueiro Domingos do Universo Marvel
Ainda sobre o Gigante Esmeralda, o Mark Ruffalo tá ótimo de Banner. Por mais que ele pareça o "coxinha" do Álvaro Garnero gostei do tom que ele deu para o personagem. Tomara Deus que não tenha mais nenhuma mudança antes de um novo filme dos caras ou de um solo dele.

Álvaro Banner Garnero
Quanto aos demais, o Thor e o Lóki me surpreenderam, o que mostra que o problema maior não era com os atores e sim com aquele filme desgraçado do Kenneth Bananargh.

"Pelo menos nesse filme eu não sou uma bichona"
Até a Adriane Galisteu tira de Lóki o Deus da Trapaça 
O Iron Man é aquele playboyzão sarcástico de sempre (e com ótimas falas), o Capitão América se assume como "líder" de fato , o Gavião Arqueiro, mesmo sendo meio secundário até nas HQs, tem ótimos momentos, e até a Viúva Negra tem bastante destaque, mesmo nego dizendo que ela só tá lá pra fazer biquinho e tirar fotinha (é só ver a primeira sequência dela no filme).

Segundo o Pablo Peixoto, essa é a cara que ela faz o filme todo
Até a Agente Maria Hill e o Agente Phil Coulson fazem bonito na telona (só quero ver o que ele vai fazer no segundo film...OH WAIT!)

Esse dia foi massa!
O bom desse filme é que é um daqueles em que você sai da sala de projeção soltando todas as falas que curtiu. Algumas já eram famosas por causa dos trailers ("Eu tenho um exército" "Nós temos um Hulk"; "Pessoal, trouxe a festa até vocês"). Outras ficaram famosas depois da estréia ("Ele é meu irmão"; "Ele matou 80 pessoas em 2 dias""Ele é adotado"; "Hulk! Esmaga!"). So não vale saltar de cima do prédio, nem pegar o amiguinho pelas pernas e ficar batendo no chão freneticamente.

"Se cagou todo, baitola?"
Eu posso estar sendo contraditório por defender um filme cheio de clichês quando normalmente eu critico filmes assim, mas o caso é que os clichês funcionam e o filme é bem feito, roteiro amarradinho, bem editado, com um ritmo bacana e tal. O problema é quando o filme além de ser clichêzento ainda por cima é ruim e enfadonho (Crepúsculo?), entenderam?







Cotação:


(_)_)  (_(_) (_)_) (_(_) (_)_) (_(_) (_)_) (_(_) - FUCKIN MARVELOUS!!!



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management