A Cia Kómus chega a seu 5° ano de existência, e a sua quinta apresentação teatral. Com encerramento de um ciclo, que começou em 2007 no Cursinho Comunitário Pimentas. E sim, ali começa a historia da Kómus.
O Cursinho Comunitário Pimentas, foi idealizado aos meados de 2001, pelo Professor Rômulo Ornelas, Professor Rosalvo e mais alguns colaboradores. Em 2002, o projeto dar se inicio com alunos carentes da periferia, com vontade de ingressar na Instituição Publica de ensino superior. Com bases na EDUCAFRO sua luta e historia era garantir um ensino de qualidade e um aproveitamento do que é de direito do aluno, seu ingresso na Universidade publica.
Mais que reforço ao ensino médio (o que deveria não ocorrer, pois é obrigação do estado da um ensino de qualidade aos alunos de rede publica), o cursinho tem um objetivo instruir o cidadão com aulas de cidadania, e um lado cultural, promoverem cultura.
Mauro Marcel professor e voluntario no cursinho desde 2002, poetizo o evento que 2006 com muita modéstia se concretizou no espaço do Cindiquimicos no Parque Alvorada, Guarulhos-SP. Exposição, poesias, musica, artistas da região esse foi o Sarau. No ano seguinte com a participação do Cursinho e em efetivo promoveu o Sarau no Teatro Adamastor onde ate hoje é realizado, se tornando o maior evento de promoção cultural da região do Pimentas.
Todo ano, no penúltimo final de semana de Julho no Adamastor Pimentas. Varias atrações de todas as artes. Exigência? Se morador de Guarulhos e ter produções autorais (não é permitido cover).
E assim para criar mais uma atração para o Sarau, por alunos, ex-alunos, voluntários, foi criado uma apresentação teatral, “O Auto da Barca do Inferno”, onde no ano seguinte com menor numero de pessoas foi criado o grupo teatral. E hoje é conhecido como Cia Kómus de Comédia. Este ano foi a ultima apresentação da Kómus no Sarau, encerrando com a peça “É Greenwash, mas um dia amadurece”, continuaremos nos apresentando na região como todo o sempre, mas como uma das bases do Sarau é da espaço a outros artistas a expor seu trabalho.
Temos muito a agradecer ao nosso publico, crescemos muito e estamos partindo para novos projetos. Estaremos ajudando no próximo evento e torcendo/aplaudindo as novas atrações.
O Cursinho Pimentas nos deu muito mais que aulas. Nos forneceu base para aprender a caminhar atrás de nossos objetivos, indiferente a política, social, artístico.
0 comentários:
Postar um comentário