quarta-feira, 7 de março de 2012

5 Mulheres Que Se Vestiram De Homem

 
Na premiação do Oscar desse ano (que premiou uns picaretas franceses que nos copiaram), uma das indicadas ao prêmio de Melhor Atriz foi a Glenn Close pelo filme "Albert Nobbs", em que ela interpreta uma mulher que se veste de homem para poder trabalhar. Ora meus queridos, a Dona Florinda já tinha feito um papel muito parecido faz uns 35 anos naquele episódio do Chapolin que tinha o Chopin tuberculoso e nunca ganhou nem um "Troféu Joinha", uma medalhinha daquelas de latão que parece bronze, nem um "Muito Obrigado". Além disso, nem é a primeira, nem vai ser a última vez que fazem um filme com uma mulher vestida de homem (No século XVII o Shakespeare já tinha brincado com isso na peça "Noite de Reis"). Mais comum que isso só um homem vestido de mulher, mais isso fica para outra coluna. Segue abaixo, nesta véspera de Dia Internacional da Mulher, 5 mulheres que se vestiram de homem no cinema (existem muito mais do que 5, mas aí não teria espaço no blog)

Tá achando a Glenn Close parecida com a Florinda Meza da foto acima? Veja a segunda foto de baixo

Fa Mulan em Mulan (1998)
Chun Li é a tua véia!
Baseado em uma lenda chinesa, esse filme foi lançado quando a China começou a ganhar mais destaques no cenário econômico mundial e em uma época em que os EUA nem sonhavam em entrar numa crise tão brava como a atual. Como o seu pai estava muito doente e não poderia lutar contra a invasão do povo Xiongnu, a jovem chinesa resolveu se disfarçar de homem para ir para a batalha. Mulheres que se vestem de soldado são comuns na historia do mundo, desde Joana D'Arc até Maria Quitéria. Do jeito que tem homem frouxo atualmente é melhor a mulherada começar a pegar no rifle (sem malícia) e partir para o arregaço. Ming Na Wen, que dublou a princesa na versão original, anda meio sumida de Hollywood.

 Julie Andrews em Victor ou Victoria (1982)

A Julie Andrews tá mais parecida com a Florinda Meza do que a Glenn Close lá em cima
 Um dos filmes mais "refeitos" da história do cinema (é remake de um filme alemão de 1933 e tem mais umas 3 versões, sendo uma para TV) é também um dos musicais de maior sucesso de Hollywood. Conta a história de uma mulher que finge ser um homem que se veste de mulher. Confuso, não? É um dos oito filmes que Blake Edwards fez com a sua esposa, uma parceria maior que a que ele fez com Peter Sellers, com quem a gente pode dizer que também era casado, não só porque fizeram 6 filmes juntos ("A Trilha da Pantera Cor de Rosa" não vale porque o Sellers já tinha morrido), mas porque quebravam o pau o tempo todo, com o agravante de que não podiam resolver suas diferenças na cama.

Joyce Hyser em Quase igual ao outros (1985)

Não se reprima/Não se reprimaaaa
A essa hora nêgo deve estar se perguntando "Cadê a Amanda Bynes em Ela é o cara?" Amigo, a Amanda Bynes não serve nem para amarrar o cadarço do tênis da Joyce Hyser! A Amanda Bynes nem tinha nascido ainda e a Joyce já entrava no vestiário masculino e quando alguém perguntava "Tá olhando o quê?" ela só olhava para baixo e falava bem seca "Nada." Além disso, ao contrário da Amanda, ela faz questão de mostrar não só para o seu pretendente como para o espectador que é uma mulher de verdade. Só o que é estranho desse filme é a menina armar toda uma presepada só para ganhar um concurso de jornalismo. Quem diabos teria tanto trabalho assim só por causa de uma porcaria de concurso de jornalismo? Só jornalista para ser cabeçudo desse jeito. Joyce Hyser sumiu quando chegou a década de 90.

Hilary Swank em Meninos não choram (1999)

Parece o Justin Bieber, mas é a Hilary Swank

Ao contrário dos outros filmes, este não é um filme sobre uma mulher que se veste de homem para provar alguma coisa ou para conquistar alguma coisa. É uma mulher que se veste de homem porque SE SENTE um homem, vive como um, é um transgênero. E é o único drama da lista. Foi o filme que garantiu o primeiro Oscar da Hilary Swank e também um péssimo estigma, pois de lá até o segundo prêmio em 2005 por "Menina de Ouro" só fez draga. É uma versão feminina do Cuba Gooding Jr. E ficou com fama de "Maria-Homem" pois ganhou Oscar só com papéis "masculinizados" e ainda foi sucessora do Daniel San na série "Karate Kid". Sua cara de cavalo não ajuda muito também.

Whoopi Goldberg em O Sócio (1996)

Parece o Cid Moreira, mas é a Whoopi Goldberg
Esse filme ficou por último porque mostra a transformação mais radical de todas. Para vencer em Wall Street, a Whoopi Golderg teve que mudar não só de gênero mas também de etnia, virando um homem branco de meia-idade com a cara do Cid Moreira. É quase uma versão feminina de "As Branquelas" inclusive na ruindade. É de impressionar que a Whoopi Goldberg tenha tido tanto trabalho, passado por uma sessão exaustiva de maquiagem, tenha feito laboratório para agir igual homem para no final ficar marcada por um filme que mal deve ter se pagado. Mais uma que tem uma carreira zicada que só o diabo.

Veredicto: Até quando muda de gênero no cinema, a mulher sai no prejuízo. Os homens se vestem de mulher e fazem sucesso por muito tempo (até caras ruins como o Martin Lawrence). Agora da lista aí de cima, só a Julie Andrews continuou tendo sucesso (e a Florinda Meza também). Boa sorte para a Glenn Close.

Menções honrosas: Bruna Lombardi como "Diadorim" em "Grande Sertão: Veredas" (não é filme, é minissérie) e a Princesa Safiri em "A Princesa e o Cavaleiro" (Anime de muito sucesso baseado na obra do Ozamu Tezuka).

Fontes:
http://www.imdb.com
http://pt.wikipedia.org
http://youtube.com
http://www.themakeupgallery.info/images/disguise/male/m2/guys2.jpg
http://www.kentuckytheater.com/wp-content/uploads/albert_nobbs_3-Patrick-Redmond-400x266.jpg
http://i.telegraph.co.uk/multimedia/archive/02107/cross_andrews_2107120i.jpg
http://katbalou.k.a.pic.centerblog.net/uy9ssx52.gif
http://hudsonvalley.metromix.com/movies/standard_photo_gallery/hollywoods-most-absurd-movie/2902789/photo/2903163
http://www.pajiba.com/assets_c/2010/09/Boys-Dont-Cry-03-thumb-400x224-14246.jpg
http://www.forumchaves.com.br/viewtopic.php?f=60&t=4961&start=180

4 comentários:

Bruno disse...

Peraí, a China invadida pelos Hunos? Não seria pelos mongóis não?

Giácomo Corleone disse...

Na verdade foi pelo povo "Xiongnu", segundo a Wikipedia, contudo há uma confusão entre Xiongnu e Hunos no próprio verbete sobre o tema http://pt.wikipedia.org/wiki/Xiongnu.

Vou até alterar o texto aqui. Obrigado.

Zelão Honorato disse...

kkkkkk... Conta tudo pra sua mãe, Hunos.

Bruno disse...

Seria melhor: "Conta tudo pra sua mãe, Átila!"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management