quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

5 Filmes na Bahia


É triste saber que o estado da Bahia esteja passando por um problema tão sério quanto a greve da Polícia Militar. Pior ainda é saber que tem gente aproveitando uma reivindicação séria e justa para fazer motim (greve armada é motim) e politicagem. Junto com o Rio e a Amazônia, a Bahia é a maior referência do Brasil lá fora (Spike Lee e o finado Michael Jackson que o digam) e, com raras exceções, quase sempre é retratada no cinema tanto nacional, quanto estrangeiro, como lugar "folclórico" e "com carnaval o ano inteiro". As maiores dificuldades de fazer essa lista foi a de não exceder o limite de um filme com a Sônia Braga, um filme baseado em obra do Jorge Amado (dava pra fazer um Top 5 só com ele) e de dois filmes com Lázaro Ramos (e foi difícil). Tem tanto filme premiado quanto pérola trash. Vamos à eles:

Dona Flor e seus dois maridos (1976)


O que impressiona nesse filme não é o fato de mais de 10 milhões de pessoas terem ido ao cinema ver um filme nacional e sim o fato de mais de 10 milhões de pessoas terem ido ao cinema para ver a bunda do Zé Wilker. Reza a lenda que foi uma bichinha que trabalhava com produção cinematográfica que deu a idéia para o Bruno Barreto filmar esta obra do Jorge Amado e convidar o ator para fazer o papel do defunto só pra poder conferir seus dotes mais de perto. Além de eternizar a própria bunda, Zé Wilker trouxe para os anais (desculpe, não resisti) do Cinema Brasileiro a emblemática frase: "Larga essa merda, porra!"

Ó paí ó! (2007)


Outra obra que se utiliza do expediente "bunda-de-fora", agora com Lázaro Ramos (que graças a Deus, ao contrário de José Wilker, não fica metade do filme sem roupa). Para ser democrática a diretora Monique Gardemberg colocou a Emanuelle Araújo, que substituiu Ivete Sangalo na "Banda Eva", fazendo "topless" logo no começo do filme. Emanuelle não teve peito de meter a cara no cinema e não fez mais filme nenhum de sucesso, enquanto Lázaro mostrou a cara de bunda em vários outros filmes (vai ver ele tava de ponta cabeça quando ´fez a cena. Não se sabe onde é a cara e onde é a bunda).

Cinderela Baiana (1998)



Outra que fez carreira utilizando-se do expediente "bunda-de-fora", Carla Perez desta vez vestiu a roupa para protagonizar essa PÉROLA do trash movie nacional (que será analisada aqui em breve). Ao lado de "As Aventuras de Sergio Mallandro" e "Os Trapalhões na Guerra dos Planetas" compõe a Santíssima Trindade dos filmes ruin tupiniquins e retrata a Bahia do modo mais rasteiro e estereotipado possível. É também o segundo filme da carreira de Lázaro Ramos (Segundo o imdb, o primeiro é "Jenipapo"). Foi difícil fazer a lista sem citar mais de um filme com ele.


Você já foi à Bahia? (1944)


OK, uma forma bem estereotipada de retratar não só Brasil, mas também o México (que aparece no filme também) e uma puta arma de propaganda a serviço da "Política de Boa Vizinhança" do Imperialismo Ianque (sai desse corpo que não te pertence, militante do PSTU! Huuuuuunf! Agora passou), mas não é que o filme é bom? É uma animação bem produzida, clássica e também um dos primeiros filmes da Disney a misturar atores reais com desenho (sem contar "Fantasia", que veio antes). A Bahia desse filme é aquela do Dorival Caymmi com os sambistas usando aquelas camisas listradas de vermelho e branco (antes disso virar moda de hipster) e a irmã da Carmen Miranda vestida de quituteira. Não há bunda de fora nesse filme, embora Zé Carioca, Donald e Panchito não usem calças (então porque o Donald usa toalha no desenho da TV?)

O Pagador de Promessas (1962)


Para não dizerem que eu só esculhambei a Bahia, taí um filme fudido que ganhou Palma de Ouro em Cannes e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Salvador é muito bem retratada nessa película com sua Igreja de Santa Bárbara, as ladeiras, os "capoeiras", as mães-de-santo, os malandros (como o "Bonitão" interpretado por Geraldo Del Rey), a prostituta, o poeta de rua, enfim tudo que dá vida a essa cidade e de uma forma menos caricata e mais poética. Não tem bunda de fora nesse filme, e sim um bunda-mole vestido de padre que impede um pobre homem de cumprir sua promessa só porque ela foi feita pra salvar um burro e num terreiro de candomblé.

Inté quarta que vem!

Fontes:
imdb.com
grandesfilmes.com.br
scavengeinc.com
blogdoxandro.blogspot.com
heldermaia.blogspot.com

pt.wikipedia.org
oficialagrandefamilia.blogspot.com
saudadesdobomcinema.wordpress.com

1 comentários:

Bruno disse...

Não dá pra clicar nos links.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management