Na premiação do Oscar desse ano (que premiou uns picaretas franceses que nos copiaram), uma das indicadas ao prêmio de Melhor Atriz foi a Glenn Close pelo filme "Albert Nobbs", em que ela interpreta uma mulher que se veste de homem para poder trabalhar. Ora meus queridos, a Dona Florinda já tinha feito um papel muito parecido faz uns 35 anos naquele episódio do Chapolin que tinha o Chopin tuberculoso e nunca ganhou nem um "Troféu Joinha", uma medalhinha daquelas de latão que parece bronze, nem um "Muito Obrigado". Além disso, nem é a primeira, nem vai ser a última vez que fazem um filme com uma mulher vestida de homem (No século XVII o Shakespeare já tinha brincado com isso na peça "Noite de Reis"). Mais comum que isso só um homem vestido de mulher, mais isso fica para outra coluna. Segue abaixo, nesta véspera de Dia Internacional da Mulher, 5 mulheres que se vestiram de homem no cinema (existem muito mais do que 5, mas aí não teria espaço no blog)
Tá achando a Glenn Close parecida com a Florinda Meza da foto acima? Veja a segunda foto de baixo |
Fa Mulan em Mulan (1998)
Chun Li é a tua véia! |
Julie Andrews em Victor ou Victoria (1982)
A Julie Andrews tá mais parecida com a Florinda Meza do que a Glenn Close lá em cima |
Joyce Hyser em Quase igual ao outros (1985)
Não se reprima/Não se reprimaaaa |
Hilary Swank em Meninos não choram (1999)
Parece o Justin Bieber, mas é a Hilary Swank |
Ao contrário dos outros filmes, este não é um filme sobre uma mulher que se veste de homem para provar alguma coisa ou para conquistar alguma coisa. É uma mulher que se veste de homem porque SE SENTE um homem, vive como um, é um transgênero. E é o único drama da lista. Foi o filme que garantiu o primeiro Oscar da Hilary Swank e também um péssimo estigma, pois de lá até o segundo prêmio em 2005 por "Menina de Ouro" só fez draga. É uma versão feminina do Cuba Gooding Jr. E ficou com fama de "Maria-Homem" pois ganhou Oscar só com papéis "masculinizados" e ainda foi sucessora do Daniel San na série "Karate Kid". Sua cara de cavalo não ajuda muito também.
Whoopi Goldberg em O Sócio (1996)
Parece o Cid Moreira, mas é a Whoopi Goldberg |
Veredicto: Até quando muda de gênero no cinema, a mulher sai no prejuízo. Os homens se vestem de mulher e fazem sucesso por muito tempo (até caras ruins como o Martin Lawrence). Agora da lista aí de cima, só a Julie Andrews continuou tendo sucesso (e a Florinda Meza também). Boa sorte para a Glenn Close.
Menções honrosas: Bruna Lombardi como "Diadorim" em "Grande Sertão: Veredas" (não é filme, é minissérie) e a Princesa Safiri em "A Princesa e o Cavaleiro" (Anime de muito sucesso baseado na obra do Ozamu Tezuka).
Fontes:
http://www.imdb.com
http://pt.wikipedia.org
http://youtube.com
http://www.themakeupgallery.info/images/disguise/male/m2/guys2.jpg
http://www.kentuckytheater.com/wp-content/uploads/albert_nobbs_3-Patrick-Redmond-400x266.jpg
http://i.telegraph.co.uk/multimedia/archive/02107/cross_andrews_2107120i.jpg
http://katbalou.k.a.pic.centerblog.net/uy9ssx52.gif
http://hudsonvalley.metromix.com/movies/standard_photo_gallery/hollywoods-most-absurd-movie/2902789/photo/2903163
http://www.pajiba.com/assets_c/2010/09/Boys-Dont-Cry-03-thumb-400x224-14246.jpg
http://www.forumchaves.com.br/viewtopic.php?f=60&t=4961&start=180
4 comentários:
Peraí, a China invadida pelos Hunos? Não seria pelos mongóis não?
Na verdade foi pelo povo "Xiongnu", segundo a Wikipedia, contudo há uma confusão entre Xiongnu e Hunos no próprio verbete sobre o tema http://pt.wikipedia.org/wiki/Xiongnu.
Vou até alterar o texto aqui. Obrigado.
kkkkkk... Conta tudo pra sua mãe, Hunos.
Seria melhor: "Conta tudo pra sua mãe, Átila!"
Postar um comentário